domingo, 9 de novembro de 2008

Susto seguido de revolta

2008, foi um ano de eleições, no Brasil e no Mundo. Nós brasileiros já estamos bem desacreditados com os nossos governantes, cansados de tantas corrupções e promessas que ficam apenas em nossos sonhos. Hoje ao ler o jornal tomei um susto bem grande, logo na capa me chamou atenção a seguinte frase "Vereadores recém eleitos ganham super-reajustes que chegam a 64% - valor varia em cada município. Mas quem decide o novo salário são os próprios parlamentares." Depois de ler essa chamada de capa, fui direto ler a matéria completa, o que me revoltou, os salários dos nossos "nobres vereadores" em algumas cidades vai praticamente dobrar, a crise finaceira que gira em torno de todo o mundo, assustando e deixando as pessoas tensas e receosas, não vai nem passar perto deles. Em uma das cidades do estado do Rio o salário dos vereadores esse ano era de 2.800 reais, e ano que vem passará a ser 4.600 reais. Isso causa uma raiva muito grande, porque além desse salário "básico" eles ainda ganham milhões de auxílios, auxílio moradia, auxílio gasolina, auxílio terno, enfim auxílios que não acabam mais, então para que ter salários tão altos? Essa pergunta não tem resposta, é como o velho ditado, "Quanto mais se tem mais ser quer".
E o povo, fica como? Sem auxílio nenhum, sem coisas básicas, como saúde, educação, transporte de qualidade. E o aumento do salário mínimo, é sempre vergonhoso, se uma família de 4 pessoas no mínimo, consegue se virar, ou melhor, tem que conseguir se virar, com um salário mínimo apenas, por que os governates ganham salários tão altos? Por isso é tão difícil aumentar o salário mínimo, porque para aumentar o salário mínimo tem que diminuir o salário deles, e eles querem isso? Não.
Mas minha revolta não foi apenas pelo aumento do salário deles, nem por saber que eles mesmos votam para ter o aumento, mas sim o fato que de 2004 até hoje, professores do estado receberam aumento de 12% e médicos 4%. Aumentar o salário dos que cuidam da educação e da saúde do povo não pode. Mas os próprios salários pode, "isso pode"!
Em que democracia vivemos onde o voto é obrigatório, e os candidatos são vergonhosos? Fica difícil assim né?!!!

Nenhum comentário: