terça-feira, 28 de abril de 2009

Realidade que aguça o imaginário

O livro "Laowai (estrangeiro) Histórias de uma repórter brasileira na China", da jornalista Sônia Bridi e ilustrado pelo fotografo Paulo Zero, vale o tempo de leitura. Não é uma história que mistura realidade com ficção, mas como a jornalista tem um jeito todo particular e brilhante de escrever, no faz imaginar tudo que vai narrando. O texto é rico em detalhes e bem dividido em capítulos, assim não se torna maçante e cansativo. A diagramação também não deixa a desejar, cada capítulo tem seu número ordinal referente ao mesmo número em chinês.
Outra coisa muito interessante é o fato de que durante o desenrolar do livro que narra o sucesso e os apuros que a jornalista viveu na China, ela também nos conta sobre sua vida particular. O fotografo Paulo Zero é seu marido e eles levaram o filho de três anos, Pedro, a tira-colo junto com a babá para esta aventura. Então além das dificuldades profissionais, como conseguir a liberação dos equipamentos, ela nos conta das dificuldade pessoais, como encontra colégio para o Pedrinho.
Enfim, é um livro gostoso de ler, de fácil entendimento, que nos transporta para aventura. As fotos nos fazem comparar o real com nosso imaginário. Vale a pena te-lo em casa.

Um comentário:

Roberta Ventura disse...

O livro que fez vc escolher o tema da monografia.
Eu vi ela falando desse livro no Mais Você,e achei muito interessante.