terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Jovens sem limites!!!

Domingo passado de manhã, minha mãe lia o Jornal Extra para mim. A matéria que nos chamou mais atenção foi "A nova vítima do satanismo". Ao longo da matéria, a jornalista Clarissa Monteagudo vai relatando casos de jovens que deixaram famílias, religiões entre outras coisas, para seguirem certos tipos de seitas que estão acabando com suas vidas. É muito triste ver como muitos jovens estão se perdendo no mundo por falta de limites, e conversas com os pais. E não digo só em relação às essas seitas, mas em relação a tudo, cigarro, álcool, drogas diversas e sexo. Os jovens hoje em dia podem tudo, os pais não querem ser "caretas", querem ser “modernos" e amigos dos filhos. Realmente deve existir uma amizade muito forte entre pais e filhos, mas não da maneira que está acontecendo. Em certos pontos, os pais devem ser "maus" para o bem dos seus filhos! Aqui segue uma parte da matéria onde especialistas explicam esse comportamento dos pais.
Jornal Extra - 07/12/2008 Pág. 16
Clarissa Monteagudo
'Jovem está solto no mundo'
Tirar o computador do quarto e instalar na sala, à vista da família. Dedicar pelo menos meia hora, todo dia, para uma conversa. Estabelecer horário de uso da internet. Segundo especialistas, os pais precisam manter uma vigilância constante sobre os filhos. - Os pais estão totalmente desligados, não sabem nada sobre os filhos. Eu estou abismada. É preciso assumir a responsabilidade de pôr filho no mundo. Eles têm que ter disciplina. Não pode ficar a noite inteira na internet. Isso é compulsão - Explica a psicóloga Denise Torós. Para ela, a amizade não quer dizer permissividade. - Pais e filhos têm que ter diálogo e amizade. Mas cabe aos pais a responsabilidade de dar limites. O jovem está solto, perdido nesse mundo selvagem. Os pais estão muito permissivos, deixam tudo. Estão atuando só como provedores. Eles dão tudo e não assumem nada. -Diz Denise. Para o psiquiatra Carlos Eduardo Goulart Brito, cri momentos de diálogo na família é a maior prevenção: - Pais têm que se interessar, saber quem são os amigos, como é a vida de quem vive com você. Se o adolescente muda de repente é preciso conversar. Se ele não diz, se fecha, tem que levar ao médico. Não pode ver como fase. Isso é uma pista importante, antes que algo sério venha acontecer.

Um comentário:

Renan Moura disse...

É triste saber que há jovens que se perdem dessa maneira. Existem tantas coisas boas para se aproveitar na vida e eles se perdem. Pelo menos a redatora do blog é consciente dos perigos que rondam a vida de uma pessoa.